A evolução dos Drones: Como eles começaram?

O que é um drone?
Drones são veículos aéreos não tripulados (VANT) que possuem um controle de voo. Podem receber comandos através de radiofrequência, infravermelho e, até mesmo, missões definidas de forma prévia por coordenadas GNSS (Global Navigation Satellite System). Sua aparência remete a mini-helicópteros, sendo que alguns modelos podem ser réplicas de jatos, quadcopters (quatro hélices) e modelos com oito hélices ou que utilizam combustível para seu voo.

Drone em inglês significa “zangão” e, devido ao seu zumbido ao voar, adotou-se popularmente para nomear a aeronave. Porém, no Brasil, existem outros termos relacionados à aeronave, como, por exemplo, UAS ou RPAS. Alguns modelos são controlados remotamente e, muitas vezes, equipados com câmeras de alta qualidade. Foram utilizados por um tempo como brinquedo, uma evolução dos aeromodelos. Hoje há um grande e crescente mercado profissional para os pilotos.

Como surgiram os Drones:
A criação dos drones se deu por necessidades militares, ainda durante a Segunda Guerra Mundial, as grandes potências buscavam aplicações tecnológicas com intuito de aprimorar a eficácia de seus ataques aos inimigos.
O primeiro drone a ser criado, foi inspirado em uma bomba, o principal objetivo era criar uma arma de detonação remota, mais conhecida como buzz bomb, desenvolvido na Alemanha. Outro objetivo latente em sua criação era permitir que soldados vigiassem ou atacassem uma região específica.
O modelo de Drone que conhecemos atualmente, foi inventado pelo engenheiro, israelita Abe Karem. Segundo Karem, quando ele chegou aos Estados Unidos da América, em 1977, para controlar um drone eram necessárias 30 pessoas. Karem então, fundou uma empresa a Leading System e utilizando pouca tecnologia. Restos de madeira, fibra de vidro e um motor igual aos que os karts de corrida usavam na época, deu origem ao Albatross.  “Eu só queria que os veículos aéreos não tripulados operassem com os mesmos padrões de segurança, desempenho que aviões tripulados.” Diz Abe Karem.

Usos dos Drones
Como era de se esperar, com o desenrolar da história dos drones, eles se espalharam e hoje estão sendo usados em vários lugares. Os primeiros modelos eram utilizados apenas para fazer imagens e vídeos, mas estão cada vez mais resistentes, autônomos e fortes.
A Amazon já conseguiu uma liberação dos EUA para fazer entregas usando drones.O Facebook anunciou o seu projeto de levar internet às residências usando drones.

Compartilhe com os seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email