Desktop ou Notebook?

Desktop ou Notebook qual é o melhor para você usar?

Hoje, no mundo da tecnologia, existem muitos tipos diferentes de dispositivos que tornam nossas vidas mais fáceis. Essa diversidade permite que pessoas e empresas usem o dispositivo que melhor se adapta ao seu tipo de negócio, aumentando a produtividade e a conveniência do usuário.

Alguns usuários podem ficar confusos ao decidir escolher um desktop ou notebook. Questionamentos sobre as máquinas são mais comuns do
que você imagina. Ambos apresentam vantagens e desvantagens que afetam diretamente o uso diário.
Diante disso, estudo da IDC Brasil mostra que as vendas de netbooks no quarto trimestre de 2017 aumentaram 26% em relação a 2016. No mesmo cenário, os desktops aumentaram 13%. Sendo assim, observamos uma maior aceitação dos portáteis.

Para fazer essa escolha, a primeira coisa a observar é qual é o objetivo principal do novo computador? Este problema afeta diretamente a seleção das peças. Por exemplo, um computador para jogos não apenas usa uma placa de vídeo dedicada, mas também requer mais RAM. Por outro lado, os PCs destinados a tarefas simples e processamento de texto podem ter uma configuração mais modesta e existem vários laptops no mercado que precisam fornecer desempenho suficiente.

Mas vamos apresentar algumas diferenças entre os dois modelos de computadores:

Como já sabemos, devido ao grande tamanho e peso de seus componentes, carregar um computador desktop pode ser uma tarefa difícil, mesmo quando se movimenta em um prédio, por exemplo. Eles exigem mais espaço de transporte e tempo de configuração. Já a principal vantagem dos laptops é a portabilidade que oferecem. Isso é super útil se você precisar produzir em locais diferentes ou se a monotonia do seu ambiente for perturbadora. É por isso que os laptops permitem que você trabalhe onde quiser, seja em produtividade ou prazos.
Pensando em atualizações, nos desktops, o hardware, uma coleção de componentes físicos, é alojado em um gabinete que ocupa mais espaço do que o espaço do seu laptop. Como resultado, as peças podem ser instaladas e substituídas com muito mais conforto e facilidade. Este é o caso se você precisar atualizar alguns componentes como RAM, discos rígidos, fontes de alimentação e até mesmo processadores. Todos os componentes do desktop são removíveis e substituíveis, mas não refletem no laptop.

Além disso, essa estrutura também afeta os custos de mão de obra, pois o processo de manutenção costuma ser menor. A maioria das pessoas já tentou descompactar o desktop, mas não conseguiu abrir o notebook. São mais difíceis de manusear e exigem equipamentos mais específicos e, principalmente, conhecimentos. Isto não significa apenas que os próprios proprietários dificultam a modificação, limpeza ou manutenção da máquina.

Em uma época em que a economia de energia vem sendo pautada, e pensando na situação atual do país/mundo. As diferenças são significativas quando se trata do consumo de energia elétrica. Os desktops consomem mais energia do que os laptops e, portanto, têm uma pontuação menor que os laptops no “ranking” que criamos. Portanto, este é um aspecto importante a ser considerado. Devido ao pequeno tamanho dos componentes, os laptops são muito mais econômicos do que os desktops. Lembre-se de que os netbooks funcionam com baterias e, quanto menos energia usarem, mais tempo durarão.

Comparando as capacidades de placas de vídeo nos dois modelos, encontramos a mesma faixa de preço, os desktops têm melhor desempenho devido às mesmas limitações do processador.
O tamanho, o peso e a dissipação de calor de uma placa de vídeo que precisa ser reduzida em um notebook afetam seu desempenho. Mas se você está disposto a investir em um laptop para jogos, eles devem ser capazes de obter o mesmo desempenho de um PC desktop.
No fim, a escolha entre as duas máquinas é muito individual. Lembre-se de levar em consideração um possível conserto, manutenção, Upgrade e demais necessidades de cada modelo.

Para mais conteúdos como este, nos siga nas redes sociais
(@df_notebooks) e, se tiverem dúvidas sobre seu aparelho, traga-o em
nossa loja e daremos uma olhadinha pra você! 😉

 

Compartilhe com os seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email