O que fazer para prolongar a vida útil do meu notebook?

Os equipamentos de informática tornaram-se essenciais, sendo assim, nossas casas, trabalho, bancos, hospitais, aeroportos, shoppings e rodoviárias contam com algum modelo de equipamento eletrônico e, especialmente, os de informática.

O uso de computadores e notebooks na realização de tarefas complexas, e mesmo as simples, é uma crescente exponencial e que, se fosse retirada do mercado, causaria sérios problemas.
Em destaque, cada vez mais rápidos, funcionais, leves e compactos, os notebooks vêm ocupando uma crescente fatia do mercado. Durante a vida útil dos aparelhos, para o bom funcionamento, é muito importante que sejam realizadas manutenções, tanto preventivas como corretivas.Os mesmos sofrem um desgaste maior em relação aos PC ‘s, isso porque são portáteis e, logo, nos acompanham em nossa rotina diária.

Vamos começar com 5 dicas simples sobre manutenção de notebooks:

1. Limpeza externa
Um pano levemente umedecido, já é suficiente para retirar a sujeira superficial de seu aparelho. Se possível, dê preferência a panos de microfibra ou materiais livres de fiapos. Lembrando que não se deve aplicar produtos químicos de limpeza em seu notebook, principalmente na tela.

Para as teclas é interessante o uso de hastes flexíveis, comumente conhecidas como cotonetes. Apenas passe as hastes entre as teclas contornando-as e, não se esqueça de dar uma atenção especial para o touchpad, que costuma acumular gordura proveniente dos nossos dedos.

Para as entradas e saídas de ar, tal como as entradas USB a solução ideal será borrifar ar comprimido. Esse produto pode ser encontrado facilmente em casas eletrônicas e é vendido em latas spray.

2. Checagem dos parafusos
Por serem aparelhos portáteis movimentos bastante os mesmo durante o uso e, especialmente, se você já os deixou cair, é necessária a verificação do aperto dos parafusos do seu notebook. Para tal, basta acessar a tampa traseira do aparelho.

Lembre-se de dar um atenção a mais aos parafusos das extremidades, os mesmos tendem a folgar mais.Para essa manutenção em específico, utilize uma chave Philips de boa qualidade pois, a ferramenta com a ponta gasta poderá espanar os parafusos, que são bem pequenos e frágeis.

3. Limpeza de arquivos temporários e lixeira
Para realizar a limpeza dos arquivos pelo próprio Windows, basta seguir o seguinte caminho:
Iniciar/ Todos os programas/ Acessórios/ Ferramentas do sistema/ Limpeza de disco.
Ao chegar na janela ‘Limpeza de disco’, selecione “ Arquivos temporários da internet”, “Arquivos da lixeira” e “Arquivos baixados”. A partir disso, é só clicar em “Ok” e esperar o término do processo de limpeza.
Para uma limpeza mais aprofundada, incluindo arquivos de registro, é recomendada a procura de auxílio técnico.

4. Programas para proteger seu computador de vírus
Se o seu aparelho tem o sistema operacional windows será necessária a proteção contra as ameaças virtuais. Sendo assim, é interessante criar uma rotina de checagem ao seu antivírus, como ele está, se a licença não expirou e as atualizações estão sendo feitas corretamente.

5. Programas pesando sua inicialização
Ao instalar alguns programas, é comum que eles passem a iniciar automaticamente junto ao Windows. Fato esse que gera um maior peso à sua memória RAM, isso porque esses programas rodam em segundo plano, aumentando a demora na sua inicialização.

É importante ressaltar que, o único programa que realmente precisa
ter a inicialização automática no logon do Windows é seu antivírus, sendo assim, é a exclusão de todos os outros programas, é crucial.

Para isto, clique no campo de pesquisa, digite “msconfig” e aperte ‘Enter’. Desmarque todos os programas desnecessários, deixando apenas os essenciais para seu uso. Por fim, clique em “Aplicar” e “Ok”. Prontinho!
Se seguirem essas dicas, temos certeza que seu notebook terá um melhor desempenho! Para mais conteúdos como este, nos siga nas redes sociais e, se tiverem dúvidas sobre a ‘saúde’ do seu aparelho, traga-o em nossa loja e daremos uma olhadinha para você! 😉

Compartilhe com os seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email