O que você deve saber antes de comprar um notebook!

O que você deve saber antes de comprar um notebook!

o que devo saber antes de comprar um notebook
o que devo saber antes de comprar um notebook

Escolher um notebook novo é uma tarefa desafiadora e requer cuidado e atenção. Um modelo barato demais pode não suprir suas necessidades. Por outro lado, um computador muito caro pode ir além de suas necessidades e fazer você gastar dinheiro à toa. Uma opção intermediária parece ser a escolha mais inteligente, mas nem sempre isso é verdade, vai variar muito conforme a sua necessidade.

É importante ficar atento às especificações da máquina, procurando saber o tipo de processador, sua geração, e também se o armazenamento é em HD ou SSD, por exemplo.

Também é interessante e importante buscar por um produto com tecnologias atuais, como Bluetooth 5.0, Wi-Fi 6 ou até mesmo portas USB-C, aspectos presentes em diversos modelos de marcas como Apple, Samsung, Dell, Lenovo, Acer, entre outras.

Vale lembrar que esses cuidados são ainda mais importantes em notebooks, já que, na grande maioria das vezes não permitem upgrades futuros.

 

Dicas que podem te ajudar a comprar seu notebook.

Nem todo notebook vai ser bom por ter um processador Core i7. Há muitos computadores no mercado com chips de sexta geração, originalmente lançados pela Intel em 2015. Isso significa uma CPU mais lenta e gasta mais energia para funcionar, mesmo em relação a um Core i3 de décima primeira geração, lançado em 2021, que traz um desempenho melhor, por exemplo.

 

Se você não tiver muita paciência para pesquisar a fundo as diferenças entre processadores e suas características, essa dica de buscar sempre CPUs mais recentes já é uma ótima saída. Após saber que o processador tem um desenvolvimento mais recente, você pode se atentar os detalhes como velocidades e quantidade de núcleos: nos dois casos, quanto mais, melhor.

Uma dica importante é evitar processadores com apenas dois núcleos e procurar unidades com quatro, ou mais. Além disso, é interessante dar preferência a chips com tecnologias como Hyper-Threading ou SMT, no caso de processadores Ryzen, da AMD, que vão permitir mais linhas simultâneas de trabalho em seu notebook.

 

Opte por um SSD

Vamos falar sobre duas vantagens dos SSDs, em relação aos HDs: a primeira e de mais destaque é que são muito mais rápidos para ler e gravar arquivos, permitindo carregar o sistema operacional em poucos segundos. E a segunda vantagem é que são mais resistentes e não sofrem avarias tão facilmente, o que leva a um bom custo benefício em relação à durabilidade.

 

Por outro lado, os SSDs tem um preço mais alto e por consequência os notebooks à venda no Brasil, apresentam unidade com menor capacidade de armazenamento. Se você optar por um armazenamento menor, é interessante usar a nuvem, para compensar o tamanho reduzido do disco. Outra alternativa, para aumentar seu armazenado com um ótimo custo benefício é ter um HD ou SSD externo.

 

Escolha computador com pelo menos 4GB de RAM

Os dados e apps em uso ficam armazenados na memória RAM. É por conta disso que ter mais memória é algo favorável, já que vai permitir fazer mais tarefas em simultâneo – e de forma mais rápida.

Com 8 GB, é possível ter capacidade suficiente para rodar o sistema operacional e programas mais exigentes, sem muita dificuldade. Se, no entanto, você estiver de olho em um notebooks específico para games ou para trabalhos de edição de vídeo, imagem e 3D, considere investir em opções com 16 GB ou mais. No caso de dúvidas sobre o que escolher, procure saber sobre os programas que irá usar, o fabricante traz nas configurações o tamanho “ideal” de memória que você ter para utilizar o programa.

 

Verifique se será possível fazer upgrades futuros

Notebooks não são como desktops: você tem uma margem de atualização restrita a respeito de upgrades, sendo assim, as configurações da máquina serão as mesmas durante toda a vida útil do computador. Mas há no mercado, produtos que permitem o aumento de armazenamento interno e memória RAM.

Os upgrades de armazenamento é feito de uma forma bem simples. Caso você opte por um notebook com um SSD de 256 GB e, depois de algum tempo, queira comprar um SSD de maior armazenamento, basta instalá-lo em seu notebook (para isso, procure um profissional capacitado). Alguns notebooks são ainda mais versáteis e permitem a instalação de dois ou três discos simultaneamente para somar capacidades de armazenamento.

 

Vale ressaltar que isso só será possível em notebooks com slots SATA ou M.2 (NVMe e/ou SATA) disponíveis. Afinal, existem notebooks com SSD soldado na placa-mãe, como os MacBooks, da Apple, que impossibilitam que o usuário instale mais armazenamento com o tempo.

Marcas de notebooks

No Brasil as marcas Dell, HP, Lenovo, Asus, Samsung, Acer e Positivo estão entre as fabricantes de notebooks mais conhecidas. Mas, mesmo entre as marcas conhecidas, é importante fazer uma pesquisa para saber se determinada empresa, mesmo que reconhecida, tem boa reputação e boas avaliações de seus produtos.

Durante sua pesquisa, verifique:

 

– Se a marca escolhida oferece um bom serviço de assistência técnica;

– Se oferece suporte por e-mail, telefone, redes sociais e afins;

– Se oferece garantia de pelo menos um ano ou opção de compra estendida para o produto (embora a legislação brasileira exija um período mínimo de apenas três meses);

– Se informa as características detalhadas do notebook em seu site ou na página da loja;

– Se a marca tem reclamações não atendidas nas redes sociais ou em serviços como o Reclame Aqui.

Com essas dicas já dá para você avançar nas suas pesquisas por um notebook novo. Acompanhe todos os detalhes com cuidado, atenção e boas compras!

OBS.: aqui na DF Notebooks, nós prestamos consultoria de compra de seminovos de forma totalmente gratuita. Iremos analisar suas necessidades e o aparelho que mais se adequa ao que você precisa.

 

Compartilhe com os seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email