Porque fazer um UPgrade na sua máquina

Porque fazer um UPgrade na sua máquina em 2021

Notebooks são máquinas práticas e convenientes, permitindo transporte facilitado e uso em praticamente qualquer lugar. No entanto, toda essa conveniência tem um “preço”, que é a limitação em upgrades, principalmente ao compararmos com computadores de mesa.

Enquanto em desktops é possível atualizar virtualmente qualquer componente, laptops possuem sistemas integrados que dificultam bastante essas trocas. Mesmo assim, ainda existem upgrades de notebook que podem dar uma nova vida à máquina.

Vamos te mostrar três upgrades para melhorar o desempenho do notebook:

#1 Memória RAM

Adicionar mais RAM é uma das medidas iniciais para ter um melhor desempenho no notebook, sobretudo em produtos com apenas 4 GB disponíveis. Antes de comprar uma nova unidade de memória, é importante descobrir quantos espaços o computador oferece e qual o valor máximo e os tipos de RAM suportados pela máquina. Essas informações devem estar disponíveis no manual do produto ou no site da fabricante.
Alguns laptops contam apenas com um espaço para adicionar memória, enquanto o restante é soldado à placa. Caso você já tenha todos os slots ocupados, vale verificar se é possível substituir os módulos instalados por opções melhores. Um modelo com 8 GB, padrão DDR4, mais atual, e clock de 2.666 MHz, por exemplo, pode ser encontrado por cerca de R$ 250,00.

#2 Placa de rede sem fio

A placa de rede wireless do notebook é mais um componente que pode ser substituído com certa facilidade. Essa troca pode ser interessante para
equipamentos com suporte apenas a redes de 2,4 GHz, faixa que costuma ser mais congestionada, já que é utilizada por diversos outros aparelhos eletrônicos e até eletrodomésticos.
Portanto, utilizar uma placa dual-band que trabalhe também com redes de 5 GHz pode ser uma boa ideia, principalmente em casas com banda larga de alta velocidade. De qualquer forma, antes de realizar a troca do componente, é importante observar o modelo exato do notebook e os dados da placa-mãe para descobrir se há suporte ao padrão e qual componente você deve comprar.

#3 Substituição de driver óptico

Muitas pessoas ficam na dúvida se devem utilizar um HD ou SSD. Felizmente, é possível colocar as duas tecnologias em um notebook, desde que ele possua um driver óptico (leitor de CDs ou DVDs). Por ser um dispositivo pouco usado atualmente, muitos optam por sua substituição.
Para isso, é necessário utilizar um Caddy para notebook. Ele é um dispositivo próprio para realizar a substituição do driver óptico por uma unidade de
armazenamento, com uma conexão SATA diretamente ligada à placa-mãe, permitindo o upgrade de notebook facilitado.
Atente-se ao tamanho certo. Os drivers podem possuir 9,5 mm ou 12,7 mm de espessura, sendo necessário conferir o caso do seu e comprar o Caddy correto.

Compartilhe com os seus amigos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email